Todos os angolanos se lembram do “Escuro not” expressão usada no polémico vídeo publicado pelo Puto Português na sua conta das redes sociais, onde o mesmo aparece ao lado do amigo e colega Francis Boy, as declarações feitas no vídeo foram vistas como um apelo a descriminação racial. O vídeo tornou-se viral e o publico reagiu criticando-o duramente pela sua atitude, parecia que o Mister Tugueda,como é carinhosamente tratado, não estava feliz com o seu tom de pele e precisava recorrer a outros mecanismos, como fez Magruda Yoyo, mas esqueceu que estava a cuspir no prato onde comeu, porque os seus fãs são maioritariamente de tom de pele escuro, e de certa forma sentiram-se descriminados, muitos publicaram vídeos ou imagens a queimarem os cd do artista
No entanto viemos relembrar uma passagem dos nossos mais velhos”Com o fogo não se brinca” Puto português pediu desculpas a nação através do programa noticioso da TPA, Telejornal, onde reforçou novamente que se tratava de uma brincadeira deixando claro que rejeita qualquer promoção ao clareamento da pele ou aversão à raça negra. “Se fosse um humorista vocês apenas iriam matar-se de rir não é? Sou negro e me orgulho de ser, mas não posso me calar diante de uma situação como esta”, explicou.
Vários músicos solidarizaram-se com o músico, publicando nas redes sociais textos de encorajamento, Anselmo Ralph, Preto Show, Laton e outros.
Assim Puto Português juntou ao leque de artistas que de certa forma arruinaram suas carreiras(Não dando fim, mas estariam melhor posicionados caso não se envolvessem em polémicas), por exemplo o mais mediático kudurista Nagrelha, viu a sua popularidade a diminuída, depois que Bruno King revelou os problemas de “cachet”que vivia no grupo Os Lambas, resultando a separação, nos EUA, Chris Brown também estava no auge quando agrediu Rihanna, a sua namorada na altura, deixando-a hospitalizada, desde então foi perdendo patrocínios, algumas rádios removeram as suas músicas da programação e muito mais.
Apesar de ter se desculpado, a carreira do artista que já soma 11 anos, entrou em declínio, e teve como consequência uma longa temporada fora dos palcos. Aproveitando o esquecimento do público, o músico está de volta ao trabalho, lançou recentemente o single “Fala só” em colaboração do Lil Saint, felizmente a música está a ser bem recebida pelo publico.
Contudo apelamos aos artistas em geral sobre a sua responsabilidade social, e fica aqui o desafio ao Mister Tugueda, de continuar a engrandecer a música nacional, visto que é um dos pilares da nova geração do semba, apesar dos atropelos na sua trajectória, que volte a realizar os grandes shows, e a brindar os angolanos com boas músicas, porque os amantes da música já têm saudades
Sem comentários:
Enviar um comentário