Pressionados com a descida do preço do barril de petróleo no mercado internacional, a falta de divisas na banca comercial e nas casas de câmbios, em uma ronda feita ontem pela AO24 em algumas zonas de Luanda, onde dezenas de mulheres - conhecidas por 'kinguilas' - se dedicam a este negócio, confirmou, cada nota de dólar vale a mais de 600 kwanzas ou a nota de 100 dólares americanos a 60,000 kwanzas, quando a taxa de câmbio oficial cada nota de dólar ronda os 166 kwanzas, tendo em conta a elevada procura por dólares é cada vez mais reduzida oferta no mercado formal.
Trata-se do valor mais alto na comercialização (venda) de dólares no mercado informal.
A três semanas atrás o dólar tinha chegado a 520 kz em cada nota de um dólar, era já preocupação do BNA, que debateu o tema na sua reunião do Comité de Política Monetária (CPM), a 29 de Abril para lançar apelos quer aos bancos comercias, quer à polícia no sentido de pôr cobro à especulação nas ruas.
Perante a actuação da Polícia, que tenta combater o fenómeno, as "kínguilas" tendem agora a não fazer as transacções nas ruas mas em casa, mais resguardadas, onde negoceiam com os clientes.
O Banco Nacional de Angola (BNA) defende o combate da venda ilegal de dólares nas ruas, uma das formas de acesso a divisas no país, transaccionadas três vezes acima da taxa de câmbio oficial.
Na semana passada, a venda de divisas no mercado primário atingiu 217,8 milhões de dólares, muito mais que os cinco milhões passados aos bancos comerciais nos sete dias anteriores. Uma semana antes, o banco central vendeu 1,9 milhões de dólares e dois milhões de euros para o pagamento sde operações da companhia de Transportes Aéreos de Angola (TAAG) e da Televisão Pública de Angola (TPA).
O BNA declarou que, na semana passada, vendeu 65,3 milhões de dólares para cobertura de importações dos programas sectoriais do Executivo, nomeadamente insumos, matérias-primas e equipamentos para a agricultura, indústria e pescas.
Trinta milhões de dólares foram vendidos para cobertura das operações das companhias aéreas, 20 milhões para os serviços de telecomunicações e 15,6 milhões para a importação de medicamentos e material hospitalar, afirma o documento. As vendas incluíram 24 milhões de dólares para pagamentos relacionados com ajuda familiar, saúde, educação, viagens e remessas de dinheiro, sete milhões para cobertura cambial de salários de não residentes e dez milhões para operações bancárias diversas.
O banco central declarou a transacção de 45,4 milhões de dólares em leilão de preço para a cobertura de operações de importação das empresas prestadoras de serviço ao sector petrolífero.
A cotação do dólar no mercado primário publicada segunda-feira no site do BNA foi de 166,708 kwanzas e a do euro de 186,262 kwanzas, quase inalteradas face à da semana de 2 a 6 de Maio, quando as duas divisas foram cambiadas a 166,707 kwanzas e a 186,261 kwanzas.
Sem comentários:
Enviar um comentário